quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dora pra titia?

Faz algum tempo, postei a aventura da Dora rumo ao encontro de um parceiro em Floripa. Não vingaram filhotes. Dois meses atras levei-a novamente. Mais uma vez, nada. Acho que não farei novas tentativas. Pelo menos ao contrário do Tálio, não será castrada.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mais uma briga. Mais uma vez Tálio leva a pior

Desda vez o motivo foi uma bolinha de tênis (Goldens, e em especial a Dora adora brincar de buscar bolinhas). As crianças jogaram a bola na direção da árvore, Dora ficou observando os galhos. Tálio veio e pegou a boa que a bestona tanto queria, acabando com a brincadeira. Era um tal de Tálio passeando com a bola e a Dora querendo tomar.

Quando enfim Tálio deu bobeira Dora pegou. Foi aí que começou a briga. Desta vez não durou muito. Tálio ficou com um rasgo enorme debaixo da mandíbula como saldo da luta.

Será que um dia ele aprende?

Fábula

A história se passa numa terra não tão distante. Lutavam por hegemonia duas facções: Uma de cães fortes e hostis. Uma outra de frágeis e dóceis criaturas, dispostas a servirem. Por serem menores, os dóceis cães viviam das sobras dos maiores.

Tudo ia bem até o momento em que houve escassez. Diante desta circunstância, os menores tiveram de se organizar, de modo a assegurar a sobrevivência. Não que os mais fortes não fossem, pelo contrário, caçavam sempre em bandos e segundo um plano.

Que atitude então tomar, uma vez que já não havia excedentes de caça dos cães dominantes? Estes astutos menores passaram então a experimentar possibilidades: Provaram caçar animais menores, não era suficiente; tentaram caças que viviam em tocas, era muito arriscado, pois as presas eram ferozes; experimentaram por fim o furto, as baixas foram muitas.

Depois de muitas tentativas acharam uma espécie que poderiam servir e cooperar, recebendo em troca alimento seguro em troca dos serviços.

Os serviços destes envolviam guarda, farejamento de presas, pastoreio e controle de pragas. Receberam depois o nome de Cães.

Os que preferiram permanecer na floresta, tiveram como prêmio suas liberdade e como ônus a incerteza da existência. A esses chamamos de Lobos.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Risos caninos

Somando-se ao cachorro do Roberto, que lhe sorri latindo, conheci outros tipos da expressão nos cães:

Tem um tipo que sorri com os olhos. É um abrir de boca com língua para fora, porém diferente de um simples alívio de calor;

Outro é semelhante ao dos humanos. Tem uma certa contração nos lábios, sei lá. Não são muitos que são capazes de produzir, mas já observei;

E por fim, quem sabe a mais comum de ver, o abanar de rabo. Esse sim é bem expressivo.

Nem por isso nós, Humanos, precisamos sentir ciumes. Somos os únicos capazes de contar piadas. Ponto a menos para eles - não podem entender!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tintim e Milu

Não poderia deixar de ver o recém lançado Tintim. Afinal, era um de meus desenhos animados favoritos. Talvez deva à série ter um fox terrier (sim, Milu é um fox terrier, assim como Tálio) como animal de estimação. Claro que o Tálio não é como o Milu. Muito pelo contrário. Ainda assim gosto da presença dele. Animais de estimação devem ser como filhos, gostamos deles do modo que são, não como gostaríamos que fossem.