terça-feira, 5 de julho de 2011

Educação


Vez ou outra vejo na TV ou leio sobre a importância de educar os cães. Claro que isso também se aplica a nós, Humanos. E de outra em vez tento traçar paralelos entre nós Humanos e os cães (as vezes os gatos entram nessa).

Vejo essa educação e respeito um tanto ausente em nossa sociedade atual. Falta respeito aos pais, instituições, hierarquia, ao próximo, e por ai vai... Talvez isso esteja sendo construído em casa mesmo. Nas instituições, na sociedade...

Enfim...Não somos respeitados (ou exigimos isso) nem damos respeito (ou nos cobram esse respeito). E me incluo na lista, embora aqui ou ali observe isso em mim e tente melhorar.

Muito se culpa essa tal geração Y por esse atual estado. mas também se esquece que essa mesma geração foi criada e formatada pela geração anterior. Mas não é essa a questão a ser apontada aqui. A questão aqui é: em casa mesmo, com nossos cães, podemos exercer essa conduta.

Cães, sendo naturalmente submissos (demoraria para explicar a razão disto e não gosto de ser muito longo), nos proporciona um meio para o exercício da liderança. Educando-os, pode-se dar mais valor à educação. Costumes como: antes de alimenta-los esperar que sentem; só permitir que saiam depois de você; como lider, você (Humano), andar na frente, etc.

Cães gostam de serem cães. Apreciem quando os tratamos como cães. Não se sentem diminuidos quando os tratamos assim... Já nós (Humanos) só temos a ganhar os tratando como cães. Ganhamos em aprender a educar e em nos tornarmos mais educados.

Mas enfim... Isso é com os cães! Conosco, essa questão de respeitar e ser respeitado é mais complicada. Ainda mais hoje em dia. Quem sabe se praticando aos poucos, a cada dia... Não melhoramos um pouco.

Alhan

3 comentários:

  1. Eu também acho que educação e respeito se aprende em casa. Tenho 2 filhos praticamente adultos (22 e 18 anos) e sempre tentei dar o exemplo sendo educada e respeitosa com todo mundo, ensinando a não jogar coisas na rua, dizendo aquelas palavrinhas essenciais (obrigado, por favor, desculpe, com licença)...e posso dizer que os 2 são tranquilos e educados. Mas este é exatamente o meu problema de educar o Barum, eu não sei exigir, só sei conversar e explicar e ele precisa de muitos limites. Ele foi adestrado quando jovem e nem sempre nos obedeceu, felizmente agora que está velhinho anda bem mais calminho...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. o exercícios do educar e da liderança são coisas que podemos obter de graça com os cães. Posteriormente, os benefícios poderão ser notados em nosso dia-a-dia.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo, Alhan!
    Fiz um curso que falava sobre elegência de comportamento. Achei muito interessante esse enfoque. Uma vertente da educação. Elegância em saber ouvir o outro, chegar na hora marcada, demonstrar interesse no outro, ser solidário.
    Concordo com você, cães gostam de ser cães. E eu amo cães, porque eles são cães! Uau...
    Bjs,
    Lis

    ResponderExcluir