quinta-feira, 3 de maio de 2012

Habilidade vs força



Numa briga que leva a melhor? Quem tem mais habilidade ou tem mais força?

Os exemplos que cães e gatos em suas lutas me mostra é que quase sempre quem tem mais habilidade leva a melhor. Claro que há aquela força muito superior que anula a destreza do adversário. Mas, via de regra, um controle mental pelo medo, uma postura confiante e, a depender do caso, a aplicação de dor no local certo, são suficientes para se evitar a progressão da ação agressiva.

E eu já vi muito gato dando couro em cães bem maiores. Os mais sábios, ao perceberem aquele olhar meio de lado, já deixam o gato em paz. Outros mais valentes experimentam a sensação de um golpe bem aplicado no nariz ou olhos. Para um cão receber uma unhada no nariz não deve ser nada agradável, uma vez que o orgão do olfato é bastante desenvolvido neles.

Na maioria das vezes o confronto é evitado mesmo. Episódio que ilustra isto foi quando, ao ouvir os latidos do Tálio sem parar fui verificar o que estava acontecendo. Chegando na varanda encontrei Tálio se esgoelando de latir para um gato que estava deitado do tapete dentro de casa e que não dava a menor bola para ele. Tive que empurrar o bichano para fora com uma vassoura.

Mas esse bicho era danado. Vez outra ele voltava. Ficava por ali em cima do muro, sobre o telhado, também dava umas descidas... Fazia o mesmo em outras casas vizinhas. até que um dia o bichano foi levado por uma dessas ONGs que cuida de animais. E a paz voltou a reinar aqui pelas redondezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário