sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Todo cão tem a cara do dono"


Acho que aqui, a primeira coisa a ser feita é desconstruir a asserção. Primeiro pelo final.

Quem vem a ser o dono? Aqui, me vem a mente a figura daquele que mais se dedica. Aquele com o qual, o cão acaba guardando mais afeição. Quem alimenta, ensina, passeia, fica mais tempo enfim!
Daí fica a pergunta sem propósito (e alias, sem resposta): quem é verdadeiramente dono de quem? Dizem até que alguns cães se acham donos de seus humanos. Mas esta é outra questão.

O que leva a segunda desconstrução: O que equivale ter a cara? parece-me algo como temperamento semelhante, neste contexto.

Sendo assim vamos reconstruir.
Aqueles de quem somos responsáveis, cuja vida ou morte é dependente, possuem uma tendência natural à empatia. O nosso temperamento acaba por ser, de certo modo, absorvido. Este "dono", que fez a escolha da raça com base em alguma afinidade, já apresenta alguma energia similar ao cão, que acaba por escolher ter temperamento semelhante.

Tô complicando demais, né não?! Tudo isso era pra dizer o seguinte: Se quiser conhecer alguem, conheça seu cão (caso o humano seja "dono" do cão).

Mas ATENÇÃO: nem sempre o humano é dono do cão.

Qual o temperamento do seu cão?

Abração,

Alhan

2 comentários:

  1. E seu cão ou cães? Que temperamento tem? Os meus são engraçadinhos. Mas o Tálio não sei ainda se sou o Dono. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Quem quiser me conhecer não vai conseguir me entender, porque as gatas Rutha e Pink e a cadela Luna me escolheram mas são completamente diferentes entre si. Ou talvez eu seja uma mistura de seus temperamentos. As gatas são tímidas, eu também sou. A Luna é sociável, adora gente...quando me sinto à vontade com alguns humanos também sou extremamente sociável. Felizmente as 3 são educadas e tranquilas, e eu também !
    Em compensação o Barum é terrível, trapalhão, porquinho, carente, sem vergonha, irrequieto...felizmente ele não me escolheu e sim ao meu marido ! Quando vou buscá-lo no pet shop ele finge que não me conhece ! E sou eu quem alimento, dou carinho...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir